Notícias Artigos

Contabilidade exige conhecimento tecnológico

No mundo moderno, com Economia em declínio, recessão econômica, desemprego, taxas e juros e inflação elevadas, educação e saúde sem qualificação, mas com uma aceleração exponencial de inovações tecnológicas, derivadas de uma inteligência artificial, com velocidade 5G/6G, inclusive com o Metaverso, exige de todos os profissionais um up grade qualitativo de seu labor, e isso afetou seriamente a CONTABILIDADE

Autor: Elenito Elias da CostaFonte: 0 autorLink:

“A CONTABILIDADE moderna e exequível exige profissionais com conhecimentos de outros idiomas e de inovações tecnológicas, além dos princípios contábeis, legislação, transparência e controle interno, eis a sua seletividade.”(Elenito Elias da Costa, e o genial LEVY DA COSTA).

INTRODUÇÃO

No mundo moderno, com Economia em declínio, recessão econômica, desemprego, taxas e juros e inflação elevadas, educação e saúde sem qualificação, mas com uma aceleração exponencial de inovações tecnológicas, derivadas de uma inteligência artificial, com velocidade 5G/6G, inclusive com o Metaverso, exige de todos os profissionais um up grade qualitativo de seu labor, e isso afetou seriamente a CONTABILIDADE.

Segundo os livros CONTABILIDADE é uma ciência que registra e mensura os atos e fatos administrativos de uma gestão, buscando controlar o PATRIMÔNIO, que e o conjunto de bens, direitos e obrigações, vinculada a uma entidade, que através da realização de seus demonstrativos comparados com o seu PDCA, oferece informações de grande valia para os gestores.

A necessidade de melhor capacitação e qualificação, está diretamente ligado a existência do profissional de CONTABILIDADE para a sua sustentabilidade e conservação no mercado seletivo.

No referido artigo os autores visam demonstrar os recursos que os profissionais de CONTABILIDADE MODERNA precisam aprender para que não sejam substituídos por outra inteligência.

CONTABILIDADE

Quando o Frei LUCA PACIOLI, Pai da Contabilidade, escreveu sua publicação mais importante em 1494, com o título de “SUMMA DE ARITHMETICA, GEOMETRIA, PROPORTION ET PROPORTIONALITA” (Conhecimento de Aritmética, Geometria, Proporção e proporcionalidade” no qual explicava os conceitos de contabilidade e escrituração, e que foi considerado o primeiro livro texto de contabilidade que explicava os princípios das partidas dobradas.

E, hoje em 2023, recebeu diversos adendos e princípios que notabilizaram a ciência da contabilidade, mas por ter base em axiomas matemáticos, recebeu uma melhorias com os sistemas e recursos de inovações tecnológicas, e assim como houve sua transformação, ela (ciência) exige melhor capacitação e qualificação daqueles que a vivenciam e labutam nessa atividade.

O sistema, os aplicativos e as obrigações tributárias, trabalhistas previdenciárias e sociais, todas sem exceção são digitais, através de aplicativos ou similares, e isso demonstrou que o serviço de contabilidade, social, fiscal (federal, estadual e municipal), contábil, financeiro, patrimonial, pessoal, se tornassem digitais sistematizados.

Essa transformação, tais como, SPED-FISCAL, E-SOCIAL, SPED- CONTÁBIL, e demais obrigações fiscais, tributárias, trabalhistas, previdenciárias, e demais também assim se transformaram.

Os lançamentos, as conciliações, o planejamento, a transparência, o controle, e os demonstrativos contábeis e financeiros, inclusive suas análises, e interpretações, prescinde de um profissional antenado com tais evoluções, não só de alimentar os dados mas de entender e interpretar os resultados.

Assim como nos ensina Charles Darwin, Albert Einstein, Allan Tourning, Prust, os profissionais também devem se adaptar a essas mudanças, mas para isso se faz necessário melhor capacitação e qualificação, desde conhecer seu mister, outros idiomas, e principalmente as inovações tecnológicas.

EDUCAÇÃO

Com a Nova Ordem em Transformação, como cita Ray Dálio, entender Karl Marx, Thomaz Pikety, e a evolução exponencial dos efeitos econômicos e das inovações tecnológicas, mesmo considerando os ensinamentos de Nicolau Maquiavel, Renée Descartes, Friedrich Nietzsche, Dostoievsky, Maiakovski, para que possamos entender os fatos e acontecimentos no mundos dos negócios.

A Inteligência Artificial que podemos entende-la como o campo da ciência da computação cujo o propósito é estudar, desenvolver, e empregar máquinas com software e hardware para realizar atividades humanas de maneira autônoma, que se compatibilize com o cérebro humano.

Precisamos conhecer o idioma INGLÊS/MANDARIM, pois devemos aprender a linguagem PYTHON, SQL, ORANGE, e JAVA SCRIPT, para nos inserir nesse universo.

Conhecer o Algoritmo, Lógica Fuzzy, Machine Learning, Deep Learning, Rede Neural, Data Mining, e informações e dados in the Cloud, e através dos recursos da GPT – 3, OPEN AI, e CODE SYSTEM, facilitar tal interação.

Entender as Inteligências Artificiais, como a SOPHIA, JOHN, PAUL, AMECA, ALAMDA, os ROBOS da BOSTON DYNAMICS, compreender a sanciência neles inseridas e observar a sua evolução no mercado laboral.

Numa evolução mais prolixa e mais avançada, entender a HUA (Resultados, Beleza, Bondade, Esplendor) e a BAGUALU, ambos são as melhores inteligências artificiais do globo, mas são chinesas, e tem 174 trilhões de parâmetros, e rivalizando com números de sinapses do cérebro humano, assim o BAIDU, ALIBABA e TENCENT, mas precisa conhecer o MANDARIM.

MERCADO

O mercado não deve esperar que tal evolução profissional aconteça rapidamente, portanto, se faz necessário que esses profissionais cuja as profissões foram afetadas pela a Inteligência Artificial, todos, sem exceção deve se capacitar e se qualificar, para manter a sustentabilidade e conservação de suas atividades.

A valorização ou não está diretamente antenada com a qualidade profissional de cada um, buscando uma maior inserção das tecnologias em seu labor, portanto, CONTADOR, ADMINISTRADOR, GESTOR, AUDITOR, PERITO, CONTROLADOR, ANALISTA FISCAL, CONSULTOR e ASSESSOR EMPRESARIAL, e demais profissionais, devem entender e acatar as transformações que o mercado exige.

Observamos que o Mercado, Investidor que busca o ágio e resultado positivo de seu Capital, tais resultados só acontecem com Mão de Obra humana, e que devem obter uma sincronia racional entre automação, nanotecnologia, e automação e a Mão de Obra humana, por essa, razão devemos entender Karl Marx, Thomaz Pikety, e Ray Dálio em sua essência.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Devemos entender que até mesmo a Inteligência Artificial, tem sua transformação registrada ao longo do tempo, pois, podemos entender sua classificação como:

a) AGI – Inteligência Artificial Geral

b) ANI – Inteligência Artificial Limitada

c) ASI – Inteligência Artificial Superior

Vejamos, se a própria inteligência artificial tem se transformado ao longo do tempo, imagine a situação dos atuais profissionais em exercício no mercado, onde muitos deles se formaram com uma educação sem qualidade, poucos falam ou escrevem ou articulam no seu próprio idioma, muitos não falas inglês e poucos falam o mandarim, e o mais gritante poucos entendem que precisam conhecer a inteligência artificial.

A busca de obter um trabalho remoto, em casa, que possa suprir o orçamento doméstico, reduzindo custos e despesas das empresas e do próprio profissional, nos parece um cenário verossímil, onde muitas empresas estão enxugando sua folha, em tempos difíceis, onde a recessão econômica é uma evidência.

O conhecimento derivado dessa aprendizagem, deve ser a tônica, para que os profissionais evoluam consideravelmente, inclusive considerando o TEMPO para a execução proativa da AÇÃO e ATITUDE necessária.

CONCLUSÃO

No caso especifico do CONTADOR, que é o profissional habilitado para o exercício da CONTABILIDADE, em seu labor, as mudanças estão acontecendo muito rápido, quase exponencial, em detrimento a evolução desses profissionais, pois o marcado assim exige.

O grande problema é que os órgãos, associações e sindicatos de classe do CONTADOR devem buscar acompanhar e formar profissionais com essas tendências, mas a simples mecânica de orientar a alimentação do sistema, revela a sua limitação, pois devem conhecer a sua base de elaboração.

Até hoje, o que vemos é que esses órgãos buscam treinar os profissionais para alimentar o sistema, onde acreditamos que devem interpretar os relatórios expedidos pelo sistema, denominado de analista de dados, onde precisam se capacitar melhor.

Lembramos que no universo do MATAVERSO, onde o profissional se transformar num AVATAR e pode interagir dentro do software, se faz necessário maior conhecimento, inclusive equipamentos como, Glass, Braceletes e Antenas, com um sistema e um computador com capacidade mais especifica.

Acreditamos que talvez essa seletividade, tende a exaurir e selecionar ainda mais a valorização desses profissionais.

Devemos nos lembrar que o tempo e a IA não dormem e ambos tem uma importância fenomenal nas nossas vidas.

A MUDANÇA que afetará o Brasil, terá maior impacto nesses profissionais, mas depende de sua AÇÃO e ATITUDE consequentes.

AUTORES: Elenito Elias da Costa e o genial LEVY DA COSTA.

Compartilhar