Notícias Artigos

O BPO otimiza processos, mas será que também reduz custos?

Por Renata Melloni - Diretora de Operações na b2finance

O estudo mais recente da Information Services Group (ISG), empresa global de pesquisa e consultoria em tecnologia, revela que os programas de terceirização de processos de negócios (BPO) proporcionam uma economia média de 15% em comparação com as operações internas. Este dado destaca o BPO como uma estratégia crucial para empresas que buscam otimizar custos e melhorar a eficiência dos processos.

O ISG Market Lens Business Process Outsourcing (BPO) Study, que entrevistou cerca de 400 líderes empresariais em todo o mundo, aponta que a principal motivação para a adoção do BPO é a redução de custos operacionais. Segundo o relatório, 68% dos entrevistados citaram a diminuição dos custos como o principal motivo para terceirizar operações, seguidos pela eficiência dos processos (50%) e pela capacidade de suportar um grande volume de necessidades (33%). Surpreendentemente, apenas cerca de 20% das empresas citaram a qualidade do serviço, crescimento dos negócios ou inovação como principais motivadores para a terceirização.

A terceirização de processos de negócios tem sido impulsionada pela necessidade de redução de custos e eficiência, mesmo para operações voltadas para o cliente. O estudo revelou, ainda, que as empresas alcançaram uma economia média de mais de 15% ao terceirizar processos de negócios e melhoraram a performance de qualidade em média 11% em comparação com a execução interna das operações. Contudo, é possível conquistar resultados ainda melhores quando unimos o BPO Digital a um ERP. A terceirização de processos de negócios, a redução de custos pode chegar a 20%. Esta conquista exemplifica outra forte tendência, a adaptação das empresas e provedores às novas tecnologias e demandas do mercado.

De olho em uma gestão ainda mais eficiente e uma visão consolidada dos processos promovida pela inovação, quase todas as empresas estudadas disseram que planejam contratar ou expandir os serviços de terceirização de processos de negócios nos próximos dois anos, mesmo aquelas que já contam com um BPO há 10 anos ou mais (30%).

A conclusão é que, não só a terceirização de processos de negócios atende às duas principais metas das empresas atualmente, redução de custo e eficiência. Os serviços de BPO ainda guardam o potencial de impactar ainda mais os resultados quando aliados às novas tecnologias.

Se combinação de conhecimento técnico com capacidade tecnológica são o futuro das empresas de sucesso, o BPO Digital acoplado a um ERP são o caminho para alcançar este ideal em menos tempo e de forma mais ágil.

Compartilhar