Notícias Artigos

Com casos de dengue em alta, saiba qual é o papel do condomínio e seus representantes no combate à doença

Somente neste ano, 94 pessoas morreram de dengue no Brasil

Autor: Kerolyn AraújoFonte: A Autora

O Brasil bateu recorde de mortes por dengue em 2023. Segundo dados do Ministério da Saúde, foram 1.094 óbitos de janeiro a dezembro. No início deste ano, apenas em São Paulo, os números já são alarmantes: 12 mortes até o momento e outros 90.408 casos prováveis.

A Superlógica – plataforma completa de tecnologia e finanças para os mercados condominial e imobiliário – ressalta que, nos condomínios, o síndico e o administrador exercem um papel fundamental no combate à doença.

O primeiro passo é instruir os colaboradores de serviços gerais sobre os cuidados que devem ser tomados, como manter as lixeiras sempre limpas, recolher objetos que possam acumular água, manter a frequência do corte da grama, se atentar à limpeza da piscina e do poço do elevador.

Outro ponto importante é sobre a visita de agentes comunitários de saúde ao condomínio. O responsável deve permitir o acesso, acompanhar a fiscalização e fornecer todas as informações necessárias. Além disso, é responsabilidade do condomínio conscientizar os moradores sobre a importância dos cuidados dentro dos apartamentos. Essa orientação pode ser feita por meio de comunicados em aplicativos, mensagens nas ferramentas de comunicação do prédio e, se possível, reforçada em reuniões.

Dentro das unidades, é importante manter os espaços, como sacada, varanda e terraço sempre limpos, não deixar água parada, cuidar dos vasos de plantas, entre outros.

Sobre a Superlógica

A Superlógica, que detém 50% do mercado endereçável, oferece soluções tecnológicas e financeiras para administradoras de condomínios e imobiliárias, com um vasto portfólio de produtos, incluindo softwares de gestão, relacionamento e de controles de acesso, além de serviços financeiros como crédito, pagamentos e conta digital. A companhia estima transacionar cerca de R$35 bilhões em 2023 e possui mais de mil funcionários.

A empresa realizou uma série de aquisições e já recebeu R$ 450 milhões em aportes para expansão de seus produtos e serviços. O investimento foi feito pelo Warburg Pincus, fundo norte-americano de private equity.

Compartilhar