Mediação de conflitos em condomínios: uma solução para problemas de barulho
Problemas de barulho são os que mais causam tensões e conflitos entre os moradores de condomínios
Problemas de barulho são os que mais causam tensões e conflitos entre os moradores de condomínios. Tanto que, levantamento realizado pela Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios (AABIC) aponta que neste período pós-pandemia as reclamações mais recorrentes são problemas com barulhos, festividades e aglomerações, o que acaba infringindo o regulamento interno dos condomínios e gera conflitos entre os moradores.
O barulho excessivo proveniente de unidades vizinhas, áreas comuns ou obras em andamento perturbam a paz e o bem-estar dos moradores, levando a disputas e desconforto. No entanto, cada vez mais condomínios estão adotando a mediação de conflitos como uma solução eficaz para resolver essas questões de maneira pacífica e equitativa.
“A mediação de conflitos é um processo voluntário e confidencial que envolve a intervenção de um mediador imparcial e treinado para auxiliar as partes envolvidas a encontrar uma solução consensual. No contexto dos problemas de barulho em condomínios, a mediação oferece um espaço seguro e estruturado onde os moradores podem expressar suas preocupações, compartilhar perspectivas e buscar um entendimento mútuo”, explica a advogada Ana Maria Esteves Kaiuca, fundadora da Câmara Equilibre, que atua há 13 anos em mediação de conflitos e arbitragem.
Ao optar por essa solução, síndicos e moradores caminham rumo à promoção do diálogo construtivo e da colaboração entre os envolvidos, ao invés de adotar abordagens confrontacionais. Com isso, é possível identificar os interesses subjacentes de cada parte e explorar opções de resolução que atendam às necessidades de todos por meio de acordos sobre horários de silêncio, uso de áreas comuns e medidas para isolamento acústico, entre outras soluções personalizadas.
“Atendi um caso de uma moradora atormentada pelos barulhos constantes vindos do apartamento de cima. Por meses ela sofreu e sentia muita vergonha quando recebia visitas. E, através da mediação, ela descobriu que os vizinhos tinham um filho com autismo e foi convidada a visitar o apartamento de cima para conhecê-la. E, ao compreender a situação de seus vizinhos, a moradora passou não apenas a tolerar o barulho, mas a não se importar mais com ele. E a convivência dos dois tornou-se amigável”, exemplifica Ana Maria.
Ao resolver problemas de barulho em condomínios por este caminho, os moradores têm a oportunidade de exercer um papel ativo na resolução de suas diferenças. Além disso, a mediação tende a ser mais rápida e econômica do que o litígio judicial, evitando desgastes emocionais e custos financeiros desnecessários.
A advogada Ana Maria também destaca que a mediação de conflitos em condomínios tem se mostrado eficaz na promoção de relações harmoniosas entre os moradores, fortalecendo o senso de comunidade e a convivência pacífica. Ao invés de criar divisões e ressentimentos, a mediação possibilita a construção de acordos duradouros e soluções que visam o bem-estar coletivo.
Cuidados na hora da prestação do serviço
Para os condomínios interessados em adotar a mediação de conflitos como recurso para resolver problemas de barulho, é recomendado buscar profissionais especializados nessa área, como mediadores certificados ou empresas especializadas em mediação. Esses profissionais podem ajudar a conduzir o processo de maneira imparcial e eficaz, garantindo que as necessidades de todos sejam consideradas.
“É importante optar por câmaras de mediação e arbitragem credenciadas ao Tribunal da Justiça pois elas ofereceram um ambiente seguro e com profissionais habilitados para a construção de acordos que se concretizem de forma sustentável, preservando relações pessoais e comerciais na continuidade ou na recuperação dos negócios”, afirma a advogada Ana Maria Esteves Kaiuca.
Por isso, a mediação de conflitos surge como uma alternativa efetiva para lidar com problemas de barulho em condomínios. Ao promover o diálogo, a colaboração e a busca por soluções consensuais, a mediação ajuda a construir um ambiente harmonioso e satisfatório para todos os moradores. A adoção dessa abordagem demonstra o compromisso do condomínio em valorizar a convivência pacífica e a qualidade de vida de seus moradores.
Solução especial para empreendedores do Rio de Janeiro
A Câmara Equilibre e IMAB, em parceria com o SPC Rio - união do SPC e a Câmara de Dirigentes Lojistas do Rio de Janeiro - estão oferecendo, para todos os empresários fluminenses uma nova alternativa para solução de conflitos acerca de inadimplência, contratos, questões trabalhistas e todas as demais pautas que sejam direitos disponíveis transacionáveis. A parceria busca promover a mediação e a arbitragem como meios de resolver litígios empresariais de forma efetiva e rápida, sem precisar recorrer ao Judiciário.
O custo varia de acordo com a complexidade da causa. “Sai bem mais barato do que um processo judicial e se os envolvidos desejarem posteriormente recorrer à justiça ainda se beneficiará com um desconto de 1% na taxa judiciária porque somos uma Câmara conveniada ao Tribunal de Justiça”, afirma a advogada Ana Maria Esteves Kaiuca.
Além disso, essa parceria oferece uma tabela de honorários com desconto para os associados do SPC Rio. Para mais informações, contate pelos e-mails ‘[email protected]’ e [email protected] ou pelo WhatsApp ‘21 988641913’ e ‘11 98236-3220’.
Sobre Ana Maria Esteves Kaiuca
Formada em Direito e Administração de Empresas com especialização em Administração e Marketing pela FGV e em negociação pela ‘Teoria da Negociação de Harvard’ pela CMI Internacional - Harvard University, pós-graduada em ‘Negociação, Mediação e Métodos de Resolução de Conflitos’ pela Universidade Católica do Porto - Portugal, curso de especialização em ‘Mediação Familiar’ pela PUC-RJ e em ‘Mediação Organizacional EcoSocial’ pelo Instituto Trigon da Stuttgart, na Alemanha.
Além disso, é supervisora e instrutora em Mediação de Conflitos pelo CNJ, Mediadora Judicial Empresarial Sênior do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.
A executiva também é professora convidada do Bootcamp e Summer School na Universidade Católica do Porto e possui certificações internacionais como mediadora Certificada pelo ICFML (Instituto de Certificação e Formação de Mediadores Lusófonos) de Portugal.
Sobre a Equilibre, Câmara de Mediação e Arbitragem
A Equilibre Gestão de Conflitos é uma empresa especializada em mediação, negociação e arbitragem, além de outros métodos de construção de consenso, que podem ser aplicados tanto em conflitos entre pessoas físicas quanto jurídicas. Outro braço da empresa é na área de educação, com treinamentos de capacitação em gestão de conflitos para executivos, gestores e advogados.