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Quatro tendências que todo mundo que vende pela internet precisa saber

Para 2023, as expectativas de todos os empreendedores é que o mercado de e-commerce continue a crescer

Autor: Vitor Mateus LimaFonte: 0 autor

Para 2023, as expectativas de todos os empreendedores é que o mercado de e-commerce continue a crescer. Perante o último ano, em que tivemos muitas incertezas e, novamente, alterações no comportamento do consumidor, causando desaceleração do faturamento anual do mercado, é preciso que o lojista esteja atento às principais tendências para este e os próximos anos”, explica Vitor Mateus Lima, CTO da Magis5.

1 - Melhoria na logística e tempo de entrega

Talvez a maior mudança nos últimos anos tenha sido a “crença” maior nas compras on-line, com maior confiabilidade e sucesso. Especialmente devido à pandemia, os consumidores não podiam sair de casa para comprar seus produtos, o que gerou a necessidade de entregas mais rápidas.

Com a volta total das lojas, essa necessidade fica ainda mais evidente, já que o consumidor pode ir às lojas físicas adquirir o item e já tê-lo em mãos. Afinal, comprar sempre gera uma ansiedade natural, e o consumidor mais ansioso demanda processos logísticos mais ágeis.

Assim, para que lojistas não percam vendas, é necessário melhorar seus processos e desempenhar os fenômenos chamados “same day” e “same hour”, buscando entregar no mesmo dia ou, até, na mesma hora, após a conclusão da compra. Isso também impacta os marketplaces, que valorizam vendedores parceiros que entregam no prazo e quanto antes para o consumidor final.

2 - Variabilidade no número de canais

“Omnicanalidade”, ou variabilidade de canais como aplicativos, sites, televendas, WhatsApp, está mais e mais presente no dia a dia do consumidor, com formas diferentes de efetuar compras, por exemplo: ele pode comprar pelo site e retirar na loja, assim como pode ver o produto antes no ambiente físico e finalizar a compra no ambiente digital.

Para que a venda seja concluída, é preciso ter todos os canais alinhados e integrados para não haver erros de comunicação.

3 - Estratégias de divulgação

Estudos comprovam como os visitantes estão cada vez mais propensos a pesquisar produtos diretamente nos mecanismos de busca do marketplace, portanto aqueles que não investem em anúncios pagos, como Mercado Ads e Shopee Ads, acabam perdendo visibilidade e conversões.

Por isso, estratégias ads mais presentes são o básico para os sellers: utilizar mídia paga já se torna algo essencial para vendedores que desejam alcançar mais público, porém o ponto alto é utilizar as plataformas de publicidade paga dos próprios marketplaces em que o vendedor está inserido.

Outra forma são os produtos “tiktokables” e a viralização de conteúdo. O TikTok e os conteúdos em vídeos mais curtos são, atualmente, um dos pontos de maior destaque na internet. Os empreendedores precisam utilizar esse potencial para divulgar seus produtos de maneira criativa para ter a possibilidade de viralizar e atingir uma maior parcela de público.

4 - Melhor idade com acessibilidade digital

Já foi o tempo em que as compras on-line eram dominadas pelo público mais jovem. Com a pandemia, pessoas +50 sentiram-se mais confiantes para realizar seus pedidos, e os lojistas precisam entender o comportamento desta categoria e adaptar suas comunicações para não perder esta importante parcela de potenciais clientes.

No recente e-book de tendências de 2023 para e-commerce e marketplaces da Magis5, há mais explicações acerca dos tópicos citados e outros pontos não citados, como a utilização de influenciadores digitais, metaverso, entre outros. Você pode conferir o conteúdo completo clicando aqui.

“Ter conhecimento sobre tendências e estudos transforma sellers em estrategistas para estar à frente do seu concorrente. O que se torna necessário, já que o e-commerce vem fazendo crescer o número de empreendedores, que, igualmente, desejam crescer”, explica Lima.

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