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A contabilidade está morrendo? Precisamos falar sobre tecnologia no setor

Hoje, a tecnologia está muito presente no nosso cotidiano, ao longo do dia ou da noite

Hoje, a tecnologia está muito presente no nosso cotidiano, ao longo do dia ou da noite. Um exemplo simples são os relógios digitais, que monitoram respiração, batimentos cardíacos, as horas e qualidade do sono, quantas vezes acordamos e, até mesmo, a saúde. Se em nossa rotina, algo tão básico e humano quanto a nossa necessidade de dormir, é monitorado, é difícil imaginar o que podemos esperar da tecnologia no futuro. Diante disso, costumo citar uma frase de Benjamin Franklin: “Nada é mais certo neste mundo do que a morte e os impostos”.

E não é possível falar de impostos sem falar sobre o mercado contábil. Mas, temos aí duas questões: qual é o real papel da contabilidade; e onde a tecnologia se enquadra nesse contexto?

Sobre a tecnologia podemos lembrar que, no Brasil, o projeto SPED da Receita Federal, implementado em 2005, iniciou um caminho sem volta para o segmento de contabilidade, pois, juntamente com a evolução tecnológica mundial, começou a provocar os mais céticos quanto ao processo de digitalização do setor. Alguns profissionais achavam que o projeto não funcionaria e outros acreditavam que estavam muito distantes desta realidade… só que não. Após as empresas piloto terem testado a NF-e, em 2010, todos já perceberam que era uma realidade, e que o cenário realmente estava mudando de figura.

Sobre o real papel da contabilidade, precisamos olhar para o mercado. Um levantamento do Sebrae, em conjunto com a Receita Federal, mostra que, em 2021, o Brasil registrou que 80% das novas empresas abertas no país foram na modalidade de microempreendedores individuais (MEIs). Os dados ainda revelam que esse formato se consolidou no Brasil e mostra forte impacto na economia, representando 27% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. E neste cenário, o papel do contador é fundamental na gestão financeira das empresas. O profissional vai muito além de manter a empresa em dia com suas obrigações tributárias e trabalhistas, mas visa contribuir com estratégias para o crescimento e driblar problemas, favorecendo não somente as empresas, mas toda a economia do país.

Muitos escritórios de contabilidade, e, principalmente, empresas de software contábil sofreram para se adaptar, aliás, ainda sofrem com constantes mudanças em layouts, XML, e-social, dentre outros. Mas, o fato é que a tecnologia modificou totalmente o mercado contábil. Já não é possível atuar neste segmento sem um ERP poderoso, pois diante de tantas obrigações acessórias digitais e cruzamentos de informações, quem não se adaptar a esta realidade está fadado ao fracasso. É preciso entender que a tecnologia é um meio - que abre portas para que os profissionais sejam mais estratégicos e consultivos -, e não o fim - uma vez que este contato mais próximo e personalizado com os clientes, além da gestão de todo o ecossistema, depende da persona contador, que a tecnologia não consegue exercer por si só.

As duas pontas se tornaram digitais: O Governo e o cliente do contador. Uma vez que o profissional precisa aprender a se relacionar com tantas ferramentas tecnológicas, nasce a grande oportunidade de melhorar performance interna, reduzir custos de mão de obra, reduzir erros e melhorar eficiência. As automações e integrações chegaram para ficar, reduzindo muito o tempo de execução de diversas tarefas. E vale enfatizar: tempo é dinheiro, mas acima de tudo, tempo é vida.

A tecnologia propõe eliminar processos manuais e repetitivos em troca de tempo para que o profissional possa alcançar o ápice da contabilidade - fornecer um atendimento consultivo e informações financeiras e econômicas para ajudar o empreendedor a tomar as decisões estratégicas para o crescimento dos negócios e para o desenvolvimento das pessoas. Além disso, uma nova geração Z de contadores chega ao mercado, mais conectados às atualizações do mercado e reforçando essa tendência da automatização dos processos.

Mas, fica a questão. Os clientes sabem que os dados estão no sistema, no XML da Nota Eletrônica, na assinatura digital, no e-commerce e em tudo com o qual atuam. Então se todos ganharem produtividade, por que preciso ter um contador? Não posso fazer tudo e mandar direto ao fisco?

Para responder essas perguntas, costumo citar as expressões VUCA e BANI, termos em inglês que tentam explicar uma nova dinâmica da nossa sociedade - que se torna cada vez mais volátil, complexa, não linear e incompreensível. Neste contexto, o empreendedor tem seus desafios para se consolidar no mercado e vender seu produto. Agora, some isso aos impostos e cenários econômicos complexos. O especialista contábil é essencial e responsável por pensar de forma estratégica, utilizando dados financeiros e econômicos a favor do empreendedor, considerando o ambiente do seu negócio, projeções de receita e despesas, pessoas envolvidas, a curva de aprendizado deste empresário e de toda sua equipe.

Por isso, vale ressaltar que a contabilidade não está morrendo. Pelo contrário, o setor se reinventou. A tecnologia vem como uma forte aliada para oferecer mais recursos para transformar a jornada do profissional e tornar sua atuação ainda mais necessária para as empresas e para o mercado.


Cristiane Andrade é Diretora de Relacionamento com Contadores da Omie, plataforma de gestão (ERP) na nuvem

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