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Preço de venda em tempo de pandemia

Empresa é uma configuração, pessoa jurídica, que tem por finalidade principal receber investimentos,

Autor: Gilmar DuarteFonte: O Autor

Empresa é uma configuração, pessoa jurídica, que tem por finalidade principal receber investimentos, na maioria das vezes de pessoas físicas, para que na operacionalização obtenha lucros para novos investimentos, bem como à remuneração dos investidores.

Nem sempre as empresas são agraciadas com lucros, especialmente em momentos de turbulências do mercado, como foi na Grande Depressão de 1929, na crise financeira de 2008 que teve início com a quebra do banco Lehman Brothers dos EUA e neste ano, devido à pandemia da Covid-19.

Como proteger um empreendimento das intempéries econômicas e financeiras? Acima referenciamos três grandes inquietações do mercado financeiro mundial, porém muitas outras acontecem, algumas que atingem somente um país, um estado, uma cidade, ou, talvez umas poucas empresas e, podem causar desde a redução das vendas e consequentemente do lucro, até chegar ao desaparecimento dela.

Nesses tempos de turbulências, os administradores precisam ser mais competentes do que nos períodos de bonanças e pode parecer algo simples e poético como dizer que o capitão do navio em alto mar mostrará a sua destreza quando ocorre a tempestade, mas acreditem, é muito mais difícil. Com time que está ganhando toda a diretoria e o técnico é considerado competente pelo público, entretanto ao surgir as derrotas é que se saberá das reais competências para fazer a leitura de todos os acontecimentos e proceder os ajustes necessários para sair da maré baixa.

O preço de venda é o fator determinante para a cereja do bolo: o lucro. Portanto, preços mal calculados poderão inviabilizar a comercialização do bem ou serviço. Se o preço for muito baixo, poderá resultar em volume grande de venda, mas talvez com prejuízos. Da mesma forma, se o preço for calculado excessivamente alto, desmotivará o cliente para a compra, fazendo-o optar por produtos da concorrência.

Desta maneira, mais do que nunca em tempos de crises é importante que os preços sejam calculados corretamente e efetuadas pesquisas para saber o que a concorrência está fazendo. Chutes para precificar, como praticar um Mark-up desconhecido, só porque alguém disse que é o ideal, sem que tenha provado, tende a ser uma tática para maximizar a crise no seu negócio.

Nas crises, como está acontecendo em função da Covid-19, não é momento para ganhar dinheiro – claro que seria bom lucrar, de forma honesta, em qualquer tempo –, e sim, para se manter no mercado, às vezes sem lucro ou com prejuízo e, se preparar para a retomada que inevitavelmente acontecerá, pois após a tempestade sempre virá a bonança.

Para superar com menor sofrimento os tempos das vacas magras é preciso fazer a reserva, ou seja, poupar recursos financeiros que facilmente se transformam em dinheiro obtidos no tempo das vacas gordas. Revisar e reduzir gastos também ajudará para que o peso do avião seja menor e possa plainar sem tanto consumo de combustível para chegar em segurança ao destino.

Além dessas ações, as principais são a coragem, sabedoria e determinação para tomar decisões, a fim de que os seus liderados percebam que o piloto sabe o que está fazendo. Assim, toda a equipe se manterá calma e unida para vencer as dificuldades.

Gilmar Duarte é palestrante, contador, diretor do Grupo Dygran, autor dos livros "Honorários Contábeis", “Como ganhar dinheiro na prestação de serviços” e “Formação prática do preço de venda para empreendedores do comércio”.

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