Notícias Artigos

Abrindo novas portas: os desafios do empresário

Ao abrir uma nova porta é possível encontrar novos sentidos, novos caminhos e novos cenários, mil e uma possibilidades

Autor: Claudio LopesFonte: O Autor

O empreendedor ou empresário é criador de sua própria história. Em algum momento da vida, ele precisou abrir uma nova porta. Aqui, coloco com uma linguagem metafórica.
O ato de abrir uma porta traduz a virtude da ação, precede de sentimentos de ansiedade e tensão, traz sentidos de novidade, mas também a sensação do medo, abriga o desconhecido, obriga a enfrentar novos desafios.
Mas somente ao abrir uma nova porta é que se pode encontrar novos sentidos, novos caminhos e novos cenários, mil e uma possibilidades.
Escrevo desta forma pois, isso traduz a essência do empreendedor que muitas vezes consegue desbravar seus caminhos e assim segue sozinho em suas oportunidades. Mas a história é testemunha que sem a ajuda o indivíduo muitas vezes sucumbi e não consegue seguir em frente.
Assim surge a figura do especialista. Na vida sempre procure um especialista, seja para sua saúde, para seu condicionamento físico, para as campanhas de marketing e, no caso deste artigo, o consultor tributário.
O especialista pode trazer uma visão mais centrada e mais assertiva de soluções.
No exemplo do consultor tributário, o mercado hoje busca profissionais que trazem como bagagem além das experiências profissionais, visão estratégia de negócios, o domínio de conhecimentos na gestão empresarial, assessoria financeira, gestão contábil e planejamento tributário, sendo assim essas capacidades são de grande importância para a prestação de um serviço de excelência.
Tenho notado isso, pelas demandas que muitos clientes solicitam nas consultorias que realizo. É perceptível que sem a experiência e sem a bagagem oriunda de grandes empresas, as barreiras encontradas, se tornariam grande empecilho para a apresentação dos resultados. Assim pode ajudar o empresário a chegar a uma visão global de seu próprio negócio.
Se fizermos um estudo mais amplo sobre esse tema, veremos que muitas empresas não possuem uma organização tributária condizente com o valor de sua instituição.
E este cenário fica pior ainda, quando na escolha da equipe que será responsável pela gestão tributária, o empresário faz a sua seleção a partir de critérios vinculados ao empirismo ou ainda vinculado a preço dos orçamentos apresentados, fazendo desta escolha uma espécie de leilão, deixando de fora a análise das capacidades dos profissionais.
Mas, felizmente, isso não é uma regra, pois ao perceber que os tributos são parte importante para maior eficiência nos lucros e resultados, cada vez mais, os empresários voltam suas energias para essa área.
O emaranhado de normas jurídicas existente e que faz as regras para a apuração e pagamento de tributos, não permite a atuação de aventuras profissionais, sendo assim, a escolha de um profissional habilitado é de extrema importância.
A organização dos documentos tributários, a análise de tributação de clientes e fornecedores, a verificação de passivos tributários, são apenas alguns exemplos de ações que podem trazer resultados.
Essa é apenas mais uma porta que o empresário empreendedor está desafiado a abrir.

* Sobre Cláudio Lopes
Graduado em Administração de Empresas (ITE), Pós-Graduação – Gestão Empresarial (Fundação Getúlio Vargas), Graduação em Direito (Unip) e Graduação em Ciências Contábeis (ITE). Atuou em Departamento Financeiro e Tributário de grandes empresas. Atua como Consultor Financeiro/Tributário e Contábil.

Compartilhar