Notícias Artigos

Vale a pena criar um currículo criativo?

Recentemente um currículo no formato de rótulo de Coca-Cola ganhou a Web

Recentemente um currículo no formato de rótulo de Coca-Cola ganhou a Web. A jovem Beatriz Carmona foi criativa o suficiente para chamar a atenção de onde queria trabalhar criando um CV imitando uma garrafinha do famoso refrigerante - no formato, na fonte das letras e nas cores. Tudo isso impresso e colado em uma garrafa!

Esta genialidade no currículo da Beatriz trouxe o emprego que a jovem tanto queria. Mas será que este estilo de currículo inovador, mais criativo, é garantia de um novo emprego?

O sucesso de ações criativas como esta vai depender para onde este currículo está sendo direcionado. Se o foco é uma agência de publicidade para ser designer ou qualquer outro cargo do gênero, a ideia é sensacional. Mas sempre vai depender do perfil da empresa e da vaga anunciada.

"É preciso pesquisar e empresa que vai receber o currículo até mesmo para o candidato saber como as coisas funcionam por lá. Começa no currículo e vai para a postura, o dress code e todas essas são informações fundamentais antes mesmo de criar o currículo. Pensando em empresas que possuem um perfil mais moderno, que utiliza muito as redes sociais, este tipo de currículo, em teoria, faria sucesso." analisa Eliane Catalano, coordenadora de seleção da NOSSA Gestão de Pessoas e Serviços.

O que o recrutador analisa?
A especialista da NOSSA reforça que o currículo é o cartão de visitas do candidato e, é neste momento que o seu trabalho precisa ser vendido. Se tiver uma arte interessante, um material que seja chamativo e demonstre criatividade, o primeiro passo já foi dado afinal é a imagem deste candidato que está em jogo:

"A criatividade e a inovação vai fazer chamar a atenção de quem está recebendo os currículos. Porém, se a ordem do currículo não estiver adequada, com informações faltantes, ou mesmo os dados que estão no CV não forem verdadeiros, não adianta fazer uma arte diferente. Sem conteúdo forte, todo o trabalho deste candidato para criar um currículo inovador perde o efeito."

Eliane reforça que são dois pontos analisados:
- Questões Técnicas, que são requisitos da vaga diretamente relacionadas com cursos, experiência profissional e formação acadêmica
-Questões Comportamentais, que se refere às atitudes e ao comportamento.

Nestas questões comportamentais, Eliane aponta a não-aprovação do candidato - ou a sua demissão quando consegue a vaga;

"As empresas estão buscando profissionais motivados e isso tudo é questão de comportamento e esses detalhes são verificados nas entrevistas e nas dinâmicas. São muitos currículos perfeitos que a gente acaba analisando, mas na hora da dinâmica percebemos que o candidato não possui o perfil. Pode ser falta de pró-atividade, por ele ser um pouco mais agressivo nas suas ações ou mesmo pela acomodação." lembra Eliane.

Renato Pádua, coordenador comercial da NOSSA, lembra que um currículo só pode ser chamado de inovador quando for único: "Este caso da garrafa de refrigerante só funciona uma vez. Quem fizer um trabalho parecido, já não é inovador. Só é possível inovar quando fizer algo que seja adequado ao perfil da empresa e, ao mesmo tempo, inédito."

A grande dica é: Continue sempre preocupado com o conteúdo, o nível de informação que está sendo colocado no currículo e só faça algo diferente se tiver certeza que é adequado para a vaga.

E para os cadastro nos sites?
E quando a agência de empregos possui a opção de cadastrar diretamente no site, como fica a criatividade? Como não há a possibilidade de enviar uma peça de arte para demonstrar todo o potencial criativo na prática, a equipe da NOSSA reforça que os candidatos precisam colocar as informações mais enxutas possíveis, sem erros de português e - o mais importante - sem mentir ou omitir dados. Evitar subir foto no perfil que comprometam a sua imagem, como fotos viradas de ponta-cabeça, na praia sem camisa ou em festas, por exemplo.

O mais importante é que todos os candidatos que precisarem se cadastrar de maneira online não ficam para trás, uma vez que todos estarão com as mesmas ferramentas de análise.


Sobre a KAKOI Comunicação

A KAKOI Comunicação é uma empresa cujo objetivo de proporcionar aos clientes os melhores resultados com ações simples, porém focadas em nosso compromisso de abranger qualidade X resultado. A kakoi conta com equipe especializada em diferentes áreas para garantir a pluralidade dos projetos abrangendo a maior frente possível de comunicação.

Compartilhar